Do uso dos EPIs corretos a análises de risco, algumas medidas de segurança podem evitar acidentes graves no dia a dia
Quando pensamos em EPI de trabalho em altura, pensamos em segurança. E nem poderia ser diferente, não é mesmo? Dentro desse cenário, outro tópico indispensável é conhecer as principais medidas de segurança para trabalho em altura que previnem acidentes. Não custa nada reforçar o conhecimento para evitar ao máximo erros que, em grande parte dos casos, podem ser fatais!
Veja algumas das principais ações preventivas que eliminam os principais riscos no ambiente profissional!
1 – Alternativas: vale a pena ressaltar algumas medidas de segurança, sempre considerando a possibilidade de cada local. Por exemplo, se for possível, utilizar redes de proteção ou mesmo o uso de EPC. Ainda, se houver tal condição, transferir o trabalho em altura para o chão. Tais condições são classificadas como “meios alternativos” e devem ser consideradas diariamente.
2 – Antecipação: outra medida importantíssima é antecipar alguns riscos, como ao utilizar andaimes e plataformas de elevação, por exemplo. A instalação de corrimões e redes de proteção (como vimos no tópico anterior) também é uma ação inteligente e que pode fazer toda a diferença.
3- Capacitação: como já vimos em outros posts publicados aqui no blog do Mundo Linha Viva, a capacitação de profissionais é fundamental para evitar riscos. Os trabalhadores envolvidos em trabalhos em altura devem, obrigatoriamente, passar por cursos e atualizações constantes. O objetivo é sempre manter o mais elevado nível técnico e de atenção. Outro detalhe essencial é a autorização médica para desempenhar tal função.
4 – PCMSO: o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional consiste em avaliações periódicas (considerando os riscos de cada atividade e situação) que a empresa responsável deve oferecer aos trabalhadores. São exames que buscam identificar determinadas patologias que possam gerar acidentes graves. Doenças que possam provocar mal súbito e quedas de altura.
5 – Supervisão e análise de risco: a empresa responsável deve realizar a supervisão adequada e a análise de risco em cada trabalho em altura. Estado de conservação de todos os equipamentos de proteção individual (como os cintos de proteção), instalações, condições climáticas e outros fatores devem ser observados, documentados e discutidos com todos os envolvidos.
6 – Análise Preliminar de Riscos: a APR é uma sigla bem conhecida de profissionais e empresas que lidam com trabalhos em altura. Veja na sequência mais detalhes.
Análise Preliminar de Riscos: o que deve ser obrigatoriamente considerado em cada trabalho em altura
- A APR deve verificar os níveis de isolamento, sinalização no entorno e se o local apresenta todas as condições de segurança.
- Se o estabelecimento dos sistemas e pontos de ancoragem estão adequados, conforme os padrões pré-definidos.
- Todas as condições meteorológicas adversas devem ser discutidas, como chuva moderada ou forte e também a força dos ventos.
- As normas técnicas vigentes devem ser analisadas de acordo com a seleção, inspeção, forma de utilização e limitação de todos os sistemas de proteção, sejam individuais ou coletivos.
- As orientações dos fabricantes dos EPIs que serão utilizados devem ser criteriosamente analisadas.
- A APR ainda deve considerar o risco de quedas de objetos, como ferramentas e materiais em geral.
- Os responsáveis também devem redobrar a atenção em relação aos trabalhadores simultâneos com riscos específicos.
- Riscos adicionais e condições impeditivas jamais podem ser deixados de lado.
- Situações de emergência, assim como o indispensável planejamento de resgate e primeiros socorros, são ações fundamentais. O objetivo é reduzir um eventual tempo de suspensão inerte do trabalhador;
- O sistema de comunicação deve estar adequado, sem falhas.
Mundo Linha Viva tem o EPI para trabalho em altura que você procura
É isso mesmo! O Mundo Linha Viva disponibiliza os melhores equipamentos de proteção individual para trabalhos em altura. Clique AQUI e confira todos os produtos. Aproveite para também esclarecer dúvidas com o nosso time de atendimento. Envie a sua mensagem de contato.