Hoje vamos analisar o aterramento primário e o secundário. Afinal, escolher o tipo ideal é algo fundamental para sistemas elétricos. Possui um sistema adequado de aterramento é algo obrigatório, exigido pelas principais normas de instalações elétricas. Assim sendo, entre os diferentes tipos existentes, esses dois se destacam.
De maneira geral, os aterramentos permitem que picos de energia sejam direcionados diretamente para o solo. Dessa forma, as instalações elétricas não são afetadas. E assim, o seu sistema fica intacto e a segurança dos profissionais é garantida.
Mas é preciso escolher o aterramento adequado, levando em conta vários fatores, incluindo se a rede é primária ou secundária.
Aterramento primário e aterramento secundário: qual o melhor?
O melhor tipo vai depender das características da rede elétrica. Assim, você vai saber como viabilizar um aterramento primário ou aterramento secundário. Primeiro, veja os dois principais tipos de redes elétricas:
- Redes primárias: responsáveis por alimentar transformadores de distribuição ou pontos de entrega de energia. Elas operam linhas de alta tensão. Além disso, fornecem energia a transformadores de sistemas secundários. Podemos imaginar, nesse caso, subestações de energia que direcionam eletricidade a vários segmentos, por meio de postes horizontais. Em alguns casos, a rede pode ser subterrânea;
- Redes secundárias: distribuem energia em baixa tensão, utilizando ramais de ligação. Elas recebem energia das redes primárias. Nesse sistema, a tensão é diminuída para tensões menores, se tornando ideal para abastecer residências e pequenos estabelecimentos, por exemplo. As redes secundárias também estão nos postes, mas em altura inferior do que as redes primárias.
Dito isto, o aterramento ideal vai depender de vários fatores, além da exigência do sistema, sempre levando em conta a avaliação de um engenheiro. O profissional vai considerar qual é o ideal, levando em conta também o tipo de rede.
Dito isto, veja mais considerações sobre aterramento primário e aterramento secundário.
- O aterramento primário envolve aterramento de equipamentos de alta tensão;
- Já o aterramento secundário é referente à rede de baixa tensão;
- Nesse caso, devem ser compostos por hastes alinhadas justamente nos pontos de instalação dos transformadores de distribuição;
- É preciso ter um afastamento do aterramento secundário do aterramento primário, por conta das diferenças de tensão;
- O engenheiro responsável deve acompanhar e fiscalizar a correta instalação desses dois aterramentos.
Considerações finais sobre o assunto
Então, o tipo de aterramento deve levar em conta vários fatores, incluindo se a rede é primária ou secundária. Assim, podemos ter o aterramento primário ou o aterramento secundário nas redes elétricas.
Diante disso, há vários tipos de aterramentos e o responsável pela instalação e/ou o engenheiro deve definir a ideal. Aqui no blog do Mundo Linha Viva já falamos sobre os principais tipos de aterramentos. Entre eles, destacam-se o aterramento TN, o aterramento TT e o aterramento IT.
Seja qual for o tipo de aterramento escolhido para a rede elétrica, nós podemos te ajudar a alcançar a excelência em sua instalação. Somos referência no assunto, oferecendo os equipamentos necessários, EPIs, uniformes, ferramentas e outros itens essenciais para a segurança e eficiência da rede elétrica, incluindo seu aterramento adequado. Por isso entre em contato conosco e saiba mais.