Tempo de leitura 3 minutos

A principal função de todo e qualquer EPI é garantir segurança ao trabalhador no dia a dia. E isso não é diferente quando pensamos em EPI para vibração

A escolha do equipamento de proteção individual certo é relativa, pois cada atividade profissional exige o uso de determinados EPIs. E é fácil explicar o motivo: dependendo do trabalho, alguns riscos são maiores que outros, ou simplesmente não existem. Isso acontece, por exemplo, quando pensamos em um tipo de exposição nociva ao trabalhador, a vibração ocupacional e no uso de EPI para vibração.

De uma forma bem objetiva, podemos defini-la como uma exposição a vibrações constantes e que são normalmente ocasionadas por operação de maquinário pesado, como empilhadeiras, tratores, grandes equipamentos industriais, caminhões, máquinas de terraplanagem e semelhantes.

Qual EPI para vibração é indispensável?

A luva antivibração é o principal EPI desta categoria, afinal é um equipamento de proteção individual de alto padrão e que pode reduzir em até 43% o nível de vibrações de alta frequência e de 23% das consideradas de baixa frequência.

No caso de tratores, empilhadeiras e outros meios de transporte de grande porte e que geram vibrações constantes, o uso de assentos ergonômicos e que consigam minimizar as vibrações também é uma ótima solução para garantir conforto e segurança. O aspecto mais importante, seja na compra de luvas antivibração ou assentos especiais, é que você adquira soluções de alto padrão e que comprovadamente tenham passado por testes de vibração e resistência.

O que mais pode ajudar?

  • Treinamento: os trabalhadores devem receber treinamento adequado para usar o EPI antivibração, justamente para garantir o melhor uso do mesmo e 100% dos seus benefícios.
  • Pausas programadas: homens e mulheres que trabalham em atividades que provoquem vibrações constantes devem fazer intervalos periódicos durante a jornada de trabalho. O objetivo disso é limitar a exposição das pessoas às vibrações. Repousos devem ser estabelecidos.

Consequências da vibração ocupacional

  • Dores musculares.
  • Desconfortos abdominais.
  • Náuseas.
  • Estresse.
  • Problemas degenerativos.
  • Danos ao sistema nervoso.
  • Problemas cardíacos

Importante: alguns problemas “mais graves” como danos ao sistema nervoso e complicações cardíacas e degenerativas não são tão comuns quando dores musculares e abdominais, por exemplo. Tudo depende da intensidade da vibração e em relação ao tempo de exposição, ou seja, por quantas horas ininterruptas o trabalhador sofre com vibrações constantes e por quantos anos passa sem qualquer auxílio, ou mesmo sem utilizar o EPI antivibração correto.

Fale com quem entende do assunto

O Mundo Linha Viva é uma empresa que trabalha com EPIs já muitos anos e oferece o que você procura. São diversos equipamentos de proteção individual e que possuem uma única característica em comum, a qualidade. Você não precisa se preocupar com o nível dos EPIs, pois todos passam por rigorosos testes de resistência e durabilidade, justamente para garantir maior proteção aos trabalhadores no dia a dia.

Quer saber mais sobre o assunto? Fale hoje mesmo com um dos especialistas do Mundo Linha Viva. Por aqui, você conta com o suporte de quem lida com venda de EPI no dia a dia.